Conquiste Sucesso na Carreira e uma Mente Poderosa

Todo profissional, estando em uma carreira sólida, em transição de carreira ou em um plano de carreira passa por momentos difíceis e se deparam com erro, decepção, fracasso, esgotamento, tristeza, pensamentos negativos, falta de esperança, medo de não dar conta, entre outros.

Isso se torna um problema quando estes momentos não só “fazem uma visita”, mas tornam-se “hóspedes permanentes”, adoecendo as emoções, provocando Burnout, Depressão e/ou Ansiedade e causando impactos na vida pessoal e na carreira.

Você sabe de alguém nesta situação?

Confira:

Plano de carreira

Carreira em risco: um estudo de caso

Este caso foi apresentado pela Nova Escola e achei bastante pertinente compartilhar com você.

Claudio é de uma família que construiu sua carreira na área de educação.

Sem sombra de dúvidas, a tendência para seguir esta mesma carreira era forte. E assim foi.

Formou-se em Letras e leciona no Ciep em São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Gestão de carreira

“Eu amo dar aula e tenho orgulho da escola onde trabalho. Ela foi reinaugurada há seis anos, com uma infraestrutura de ponta”, conta.

A realidade ao redor da escola, no entanto, é difícil. No bairro da escola, os jovens sofrem com a estrutura precária.

“Eles não têm amor, respeito, cultura, comida. Falta tudo. Alguns pedem cesta básica, outros trazem receita médica perguntando se podemos comprar remédio. Conviver diariamente com essas situações começou a me deixar muito triste”, relembra.

Carreira profissional

O que comprometeu a carreira

Dois episódios em especial não saíam da sua cabeça:

Um deles foi o suicídio de um aluno homossexual que chegou a registrar o que iria fazer numa redação não corrigida a tempo por uma colega de trabalho.

Plano carreira

O outro foi o de um pai que deixou seu filho de castigo por três dias sem comer por causa de uma suspensão.

Somaram-se a isso tristezas pessoais: a morte de um colega confundido com um policial, um aborto espontâneo sofrido pela esposa e o falecimento da avó. Tudo ao mesmo tempo em 2014.

Mudança de carreira

Como Claudio se sentia

Claudio lembra de estar todo o tempo irritado, desanimado, sofrer com insônia, se afastar de sua sala para chorar e viver com constantes pensamentos negativos.

Confira:

Quem ajudou Claudio

Na época o setor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação tinha uma equipe para apoiar os educadores em sua carreira.

Orientação de carreira

A coordenadora do programa orientou sobre a necessidade de tratamento.

Encaminhado para o Psicólogo e para o Psiquiatra, ele ficou dois meses afastado da sala.

Começou a fazer terapia (que continua até hoje) e a tomar medicamentos (que, por recomendação médica, parou).

Para saber mais sobre o papel do Psicólogo e do Psiquiatra, clique aqui.

Consultor de carreira

Porque Claudio retomou rápido sua carreira

O apoio externo (Psicólogo, amigos, família e medicamentos – em alguns casos) é essencial para a aceleração do tratamento, no entanto, nada disso tem funcionalidade, se não existir decisão por parte da pessoa.

E isso Claudio teve: decisão de enfrentar a sua realidade.

Claudio aprendeu a ter controle sobre seus pensamentos e evitava pensar que as coisas iam dar erradas.

Transição de carreira

Por mais que, quase sempre, seja impossível para alguém com Ansiedade, Depressão e Burnout perceber, sempre existe sempre 50% de possibilidade das coisas darem certo.

“Se eu imagino o futuro, que os jovens vão reproduzir o que os pais fizeram (…) e matar como mataram meu amigo, volto a entrar num ciclo de desesperança e a ficar questionando o meu papel dentro da escola”.

Por isso, orientar os pensamentos para o estado presente e manter-se positivo é um dos ingredientes importantes para lidar com Ansiedade, Depressão e Burnout.

Poucos se dão conta, mas os pensamentos moldam a nossa realidade.

Gerenciamento de carreira

Onde está a explicação para o poder dos pensamentos

A Psicologia explica que a mente está dividida em 2 partes.

Uma parte é chamada de consciência e representa menos de 10% da sua mente. Dentre as funções que consciência tem estão: criticar, analisar e tomar decisões.

A outra é chamada de inconsciente e representa mais de 90% da sua mente. Nela está as crenças, a nossa intuição e as nossas tendências de comportamento.

Desenvolvimento de carreira

Imagine que a sua mente consciente sejam os seus dedos que digitam dados em uma planilha e o Excel seja a sua mente inconsciente. Você, muitas vezes, faz este trabalho sem perceber, mas ao se dar conta digitou vários números na planilha.

A planilha não decide que números serão colocados ali. Quem decide é você. É você tem o poder de colocar os números na planilha, assim como é você que tem o poder de colocar os pensamentos na sua mente.

Minha carreira

Se você colocar números negativos na planilha, não vai  ter resultados positivos. O resultado é fruto da escolha dos números que serão colocados. A mesma coisa na sua mente. Se você encher a sua mente de pensamentos negativos, jamais terá resultados positivos na sua vida.

Este é um dos aspectos que adoecem as pessoas: pensamentos negativos. Este é um dos aspectos que compõe a vida das pessoas bem sucedidas: pensamentos positivos.

Quanto o pensamento influencia a carreira

Carteira de trabalho

O seu pensamento influencia 100% a sua carreira.

O seu pensamento inconsciente tem uma proporção muito maior do que o seu pensamento consciente, no entanto, é a sua consciência (gerenciada por você) que tem capacidade de criticar, analisar, tomar decisões e trazer resultados positivos ou negativos para a sua carreira e para a sua vida.

Se constantemente você pensa que não terá resultado, que fracassará, que não será bem sucedido, assim será.

Por outro lado, se você alimentar sua mente com pensamentos de que é capaz, de que domina o seu trabalho, de que onde quer que esteja hoje tem sucesso, assim será.

Faculdade

Quando os pensamentos negativos vierem saiba o que fazer

Saiba o que fazer, porque eles vão aparecer para você e para todas as pessoas, inclusive as pessoas que você admira e considera com uma carreira fantástica.

A diferença, no entanto, está no destino dado aos pensamento. Se você der uma banheira de hidromassagem para ele, dificilmente vai querer sair dali. Se você mostra à ele somente o ralo por ali ele escoará.

Dicas de carreira

Portanto, jogue cada pensamento negativo no “ralo”, como Claudio sabiamente fez. Como?

Se o pensamento negativo é, por exemplo: “não vou conseguir”, diga quantas vezes forem necessário “eu vou conseguir”, segura disso e desejando isso.

Quando menos imaginar isso será “digitado positivamente no Excel do seu inconsciente”, produzindo saldos positivos, tornando-se uma crença positiva que determinará seus comportamentos. Mudando seus comportamentos, sua vida e sua carreira mudarão.

Ansiedade na Carreira

Confira alguns depoimentos

"Eu aprendi logo após uma situação traumática (que me levou a UTI) a mudar a rota dos meus pensamentos, me dando significado para continuar vivo, buscar a minha saúde e retomar a minha carreira". Maria

"Eu não tinha noção do quanto os meus pensamentos tinham poder sobre mim. Depois que tomei o poder para mim, minha carreira como executiva deu um salto". Vitória

Perguntas frequentes sobre carreira

Qual profissão proporciona melhor carreira?

Carreira de Sucesso

Toda profissão em que estiver ali um profissional aberto lidar com a maior e mais poderoso recurso que existe: ele mesmo. Um profissional assim terá sucesso em qualquer profissão na qual se identifica e crescerá na carreira.

Se eu não quiser retomar a carreira que tinha quando adquiri Ansiedade, Depressão e Burnout, em que posso trabalhar?

Depressão Carreira

Tudo vai depender da sua vocação, um Psicólogo focado em orientação vocacional vai te ajudar neste sentido.

No entanto, uma profissão que vem crescendo, em especial após a vigência do Novo Código de Processo Civil, é a de perito judicial. E a tendência é continuar crescendo, tendo como base o número de processos em andamento: mais de 100 milhões em 2016, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.

Nesta profissão a pessoa trabalha por conta, na carga horária e com quantidade de processos que escolher e como pessoa jurídica. É necessário, no entanto, um curso de formação específico.

Artigo resumido em VÍDEO

 

Este artigo te ajudou? Deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe com seus amigos.

Confira outros conteúdos nas redes sociais!

Clique aqui para acessar o meu canal no Youtube!

Aqui para seguir no Facebook!

E aqui para me acompanhar no Instagram!